domingo, 5 de abril de 2009
Portal Pró-Amendoim
Postado por
Olhando do Lado Daqui
às
22:33
Participação: Estruturação de elementos e conteúdo com tabless, flash e javascript (Mootools).
Agência: Labclick
Link: www.proamendoim.com.br
domingo, 29 de março de 2009
Trigonometria com Actionscript
Postado por
Olhando do Lado Daqui
às
18:52
"Trigonometria (do grego trigōnon "triângulo" + metron "medida") é um ramo da matemática que estuda os triângulos, particularmente triângulos em um plano onde um dos ângulos do triângulo mede 90 graus (triângulo retângulo). Também estuda especificamente as relações entre os lados e os ângulos dos triângulos; as funções trigonométricas, e os cálculos baseados nelas. A abordagem da trigonometria penetra outros campos da geometria, como o estudo de esferas usando a trigonometria esférica".
Não tenho certeza, mas acho que os grausº no actionscript são dessa forma para facilitar a conversão para radianos. Sendo o positivo e negativo os controladores de hemisfério, o positivo +y e negativo -y.
Programando...
Pronto! Agora é só usar a imaginação...
Fonte: Wikipédia - 29/03/2009 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Trigonometria
Olá, hoje irei explicar alguns conceitos básicos de como usar a trigonometria com actionscript. Vou levar em conta que você já tem algum conhecimento em actionscript 3, ok?! Então vamos lá...
No final desse post, você vai entender facilmente como se faz:
Radianos
"O ângulo definido no centro de um círculo por um arco de circunferência com o mesmo comprimento que o raio do círculo é 1 radiano".
Fonte: Wikipédia - 29/03/2009 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Radianos
"O ângulo definido no centro de um círculo por um arco de circunferência com o mesmo comprimento que o raio do círculo é 1 radiano".
Fonte: Wikipédia - 29/03/2009 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Radianos
Um radiano equivale a 57,29º, ou seja, uma círcuferência tem
6,28 radianos (360º).
6,28 radianos (360º).
No actionscript, o 0º (grau zero) começa no ponto (raio, 0) e cresce em sentido horário até (-raio, 0) formando 180º, após esse ponto, torna-se negativo (-180º) e vai diminuindo em sentido horário até o ponto (raio, 0) que é 0º (grau zero).
Tanto que se você fizer:
meuMc.rotation = 270;
trace(meuMc.rotation);
//Retorna: -90
Círculo Trigonométrico
Depois dos radiano, fica mais fácil entender a imagem acima assim...
O ponto em que a hipotenusa cruza com o perímetro da circunferência, vamos chamá-lo de P. Para calculá-lo, usamos as formulás:
Px = cosseno(radiano) * raio;
Py = seno(radiano) * raio;
Para podermos desenhar uma simples circunferência no palco, podemos fazer assim:
var radius:Number = 100;
var circle:Shape = new Shape();
circle.graphics.lineStyle(1);
circle.graphics.moveTo(radius, 0);
for (var i:int = 0; i <= 360; i++)
{
var radian:Number = i * (Math.PI / 180);
var xPoint:Number = Math.cos(radian) * radius;
var yPoint:Number = Math.sin(radian) * radius;
circle.graphics.lineTo(xPoint, yPoint);
}
circle.graphics.endFill();
circle.x = stage.stageWidth / 2;
circle.y = stage.stageHeight / 2;
addChild(circle);
Abaixo o link para o download dos fontes:
clique aqui
clique aqui
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Binding no Flash e no Flex
Postado por
Olhando do Lado Daqui
às
16:10
Olá, vou mostrar algumas diferenças do Flash para Flex.
Como primeiro exemplo, vou ligar dois TextFields, o que você digita no de cima, é copiado para o de baixo em tempo real.
No Flash:
package { import fl.controls.Label; import fl.controls.TextInput; import flash.display.Sprite; import flash.events.Event; public class Flash extends Sprite { private var textInput1:TextInput; private var textInput2:TextInput; private var labell:Label; private var label2:Label; public function Flash() { criaLabels(); criarTextInputs(); criaBindable(); } private function criarTextInputs():void { textInput1 = new TextInput(); textInput2 = new TextInput(); textInput1.move(70, 10); textInput2.move(70, 40); addChild(textInput1); addChild(textInput2); } private function criaLabels():void { labell = new Label(); label2 = new Label(); labell.move(10, 10); label2.move(10, 40); labell.text = "Campo 1:"; label2.text = "Campo 2:"; addChild(labell); addChild(label2); } private function criaBindable():void { textInput1.addEventListener(Event.CHANGE, binding); } private function binding(e:Event):void { textInput2.text = textInput1.text; } } }
No Flash tive que criar uma classe para meu SWF, usei o Sprite pois no Flex também não existe "timeline". Importei as classes necessárias para eu trabalhar com TextFields e Labels. Criei, configurei e adicionei no palco os componentes que queria usar.
Depois tive que fazer o "binding", criei um "listener" para ouvir quando o valor do campo de cima fosse alterado e um "callBack" para pegar o valor do campo de cima e atribuir ao de baixo.
Pronto, só isso... UFA!
Agora vamos ao Flex:
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <mx:Application xmlns:mx="http://www.adobe.com/2006/mxml" layout="absolute"> <mx:TextInput id="campo1" x="79" y="10"/> <mx:TextInput x="79" y="40" text="{campo1.text}"/> <mx:Label x="10" y="12" text="Campo 1:"/> <mx:Label x="10" y="42" text="Campo 2:"/> </mx:Application>
Fiz tudo denovo, com excessão dos "imports" e que no Flash eu tive que arrastar os componetes na mão para a biblioteca. No Flex, por se tratar de um framework, ele já entende o que você está fazendo e importa os componentes e classes que serão necessários.
O "binding" são os "{" e "}", isso diz ao framework que quando o valor do "campo1" for atualizado, o valor do "campo2" será atualizado também.
Outra forma de fazer é programar actionscript 3 direto Flex, mas isso é assunto para outro post...
Download do arquivos:
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Fire Developers
Postado por
Olhando do Lado Daqui
às
16:41
Teste de chamas baseadas na imagem vinda da webcam em flash.
Adobe Flex Builder 3
Postado por
Olhando do Lado Daqui
às
10:09
Estou respirando novos ares, o cheiro de MXML está no ar!
Conheço esse framework mais ou menos desde 2006 através de um amigo. E agora com o actionscript 3 mais difundido, me interessei novamente em aprender sobre essa ferramenta, que na minha opnião, pode mudar muita coisa no futuro.
Em breve, alguns labs que estou fazendo para aprender... E talvez alguns jobs!
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Cartão Labclick 2008 / 2009
Postado por
Olhando do Lado Daqui
às
14:17
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Bebidas Ipiranga - Cartão Natal 2008
Postado por
Olhando do Lado Daqui
às
14:21
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Funpet (Jogo Quebra-Cabeça)
Postado por
Olhando do Lado Daqui
às
14:13
Participação: Jogo de quebra-cabeça, flash, actionscript e layout para o jogo.
Agência: Labclick
Link: www.funpet.com.br
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Labclick
Postado por
Olhando do Lado Daqui
às
14:04
Participação: Flash, actionscript, páginas "conceitos" da tela inicial e "clientes".
Agência: Labclick
Link: www.labclick.ppg.br
domingo, 2 de novembro de 2008
TodoTeto
Postado por
Olhando do Lado Daqui
às
14:00
Participação: Estruturação Tabless, Flash e programação front-end.
Agência: Labclick
Link: www.todoteto.com.br
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)