segunda-feira, 28 de março de 2011

LightMVC v.1

Hoje estou lançando oficialmente a primeira versão do LightMVC, o mais novo framework Actionscript 3.0 baseado na arquitetura MVC. Trata-se basicamente de um conjunto de comandos que fazem seu projeto ser mais escalável, desacoplado e fácil de manter.

O LightMVC se baseia em alguns frameworks existentes, deixando só o que há de excencial para um desenvolvimento rápido e fácil. Com somente 4 classes e 7 métodos, seu uso é muito estável.

Além de usar o MVC como base, internamente o LightMVC usa o AS3Signals. Trata-se de um outro framework que vêm “substituir” o evento nativo do Actionscript, aumentando em até 70% a performance das comunicações entre componentes.

Fiz um vídeo para apresentar o LightMVC, suas funcionalidades e o porque de usá-lo, quando usá-lo, entre outras coisas…

Apresentação do LightMVC

Se interessou? Então veja abaixo os dois vídeos criados por mim mostrando todo o poder do LightMVC.

O primeiro será um exemplo simples para você entender um pouco da arquitetura MVC e como o framework se comporta. O segundo é um projeto Flex usando todas as camadas (model, view e controller) para gerenciarmos um relógio. Recomendo assistí-los em fullscreen para ver bem o código e entender a explicação.

Primeiro Projeto em LightMVC

Baixe o projeto Bolinhas, clique aqui.

Assista o segundo vídeo para ver todo o framework.

Usando todo o poder do LightMVC

Baixe o projeto Relógio, clique aqui.

Em breve publicarei a API on-line, enquanto isso pode enviar suas dúvidas, sugestões e bugs para: idemax+lightmvc@gmail.com.

Faça o download do SWC clicando no badge abaixo, e ainda divulgue o LightMVC fazendo o download da imagem e inserindo em seus projetos, blogs, sites, etc…

LightMVC v.1

Você também pode seguir o @lightmvcas3 no Twitter!