Fonte: Wikipédia - 29/03/2009 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Trigonometria
Olá, hoje irei explicar alguns conceitos básicos de como usar a trigonometria com actionscript. Vou levar em conta que você já tem algum conhecimento em actionscript 3, ok?! Então vamos lá...
No final desse post, você vai entender facilmente como se faz:
Radianos
"O ângulo definido no centro de um círculo por um arco de circunferência com o mesmo comprimento que o raio do círculo é 1 radiano".
Fonte: Wikipédia - 29/03/2009 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Radianos
"O ângulo definido no centro de um círculo por um arco de circunferência com o mesmo comprimento que o raio do círculo é 1 radiano".
Fonte: Wikipédia - 29/03/2009 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Radianos
Um radiano equivale a 57,29º, ou seja, uma círcuferência tem
6,28 radianos (360º).
6,28 radianos (360º).
No actionscript, o 0º (grau zero) começa no ponto (raio, 0) e cresce em sentido horário até (-raio, 0) formando 180º, após esse ponto, torna-se negativo (-180º) e vai diminuindo em sentido horário até o ponto (raio, 0) que é 0º (grau zero).
Tanto que se você fizer:
meuMc.rotation = 270;
trace(meuMc.rotation);
//Retorna: -90
Círculo Trigonométrico
Depois dos radiano, fica mais fácil entender a imagem acima assim...
O ponto em que a hipotenusa cruza com o perímetro da circunferência, vamos chamá-lo de P. Para calculá-lo, usamos as formulás:
Px = cosseno(radiano) * raio;
Py = seno(radiano) * raio;
Para podermos desenhar uma simples circunferência no palco, podemos fazer assim:
var radius:Number = 100;
var circle:Shape = new Shape();
circle.graphics.lineStyle(1);
circle.graphics.moveTo(radius, 0);
for (var i:int = 0; i <= 360; i++)
{
var radian:Number = i * (Math.PI / 180);
var xPoint:Number = Math.cos(radian) * radius;
var yPoint:Number = Math.sin(radian) * radius;
circle.graphics.lineTo(xPoint, yPoint);
}
circle.graphics.endFill();
circle.x = stage.stageWidth / 2;
circle.y = stage.stageHeight / 2;
addChild(circle);
Abaixo o link para o download dos fontes:
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