Actionscript 3.0


"Adobe ActionScript is the programming language of the Adobe Flash Platform. Originally developed as a way for developers to program interactivity, ActionScript enables efficient programming of Flash Platform applications for everything from simple animations to complex, data-rich, interactive interfaces."
Fonte: http://www.adobe.com/devnet/actionscript.html

O Actionscript é uma linguagem da plataforma Adobe Flash. Originalmente criado como uma forma dos desenvolvedores programarem interações. O Actionscript permite um eficiente desenvolvimento de qualquer aplicação em plataforma Flash, desde uma simples animação à uma interface interativa, rica de dados e complexa.

Uma linguagem extremamente poderosa, orientada a objeto e muito parecido com Java. O Actionscript 3.0 é muito versátil, podendo ser usado para criar projetos simples e robustos para a web, desktop e mobile. Com a ajuda do Flash Builder, a IDE em Eclipse desenvolvida pela Adobe, desenvolve-se grandes projetos multi-plataformas de uma maneira rápida e eficiênte.

Também é orientada a eventos, sendo uma linguagem assíncrona e focada para o desenvolvimento de aplicações visuais. E com a ajuda do framework Flex, a linguagem mostra mais ainda seu poder no desenvolvimento de grandes aplicações integradas com ferramentas externas, consumo de serviços, etc...

Para ver a seção de Actionscript 3.0 do blog, clique aqui.