Quando lí que o Google estava desenvolvendo um sistema operacional, fiquei muito interessado em saber o que viria das cabeças daqueles malucos. Hoje sabemos que se trata de um OS focado na núvem e com a interface do nosso querido Google Chrome (o browser).
Mas para quem ainda não viu e/ou não sabe muito bem do que se trata o Google Chrome OS, veja os vídeos abaixo. Mostram bem o que é, e qual a proposta do OS.
O segundo vídeo é uma amostra do Chrome Notebook, que foi desenvolvido para os primeiros testes do OS.
Se interessou? Então veja um pouco mais sobre o conceito de UI.
E agora vamos ao que interessa, como instalar e testar o Chrome OS?
Antes de tudo entenda que você não vai instalar o Chrome OS em paralelo, nem nada assim. Na verdade você vai rodar em uma VM (virtual machine / máquina virtual) que “simula” um ambiente para o OS poder rodar.
1º Passo
Baixe a compilação do Chrome OS referente ao seu sistema operacional e extraia todo o conteúdo em uma pasta à sua escolha. Clique no link referênte ao seu OS.
2º Passo
Baixe os VirtualBox, é um programa free para a criação de VMs. Clique no link referênte ao seu OS.
3º Passo
Se já tiver uma conta no GMail pode pular para o 4º passo, senão clique aqui e crie sua conta antes de continuar.
4º Passo
Agora sim mãos à obra! Após instalar o VirtualBox (next, next, next, …), siga os passos abaixo, eles servem para qualquer OS.
- Inicie o VirtualBox e clique no botão 'Novo';
- No painel aberto clique no botão 'Próximo';
- Na tela seguinte digite 'Chrome OS' (sem as aspas) no campo 'Nome', na lista 'Sistema Operacional' escolha a opção 'Other' (última da lista) e na lista 'Versão' escolha 'Other/unknown' (também última opção). Clique no botão 'Próximo';
- Agora é hora de escolher a quantidade de memória usada pelo Chrome OS. Por padrão, está selecionado 64MB (não é necessário aumentar, o sistema não requer muitos recursos mesmo, mas se for diminuir, não deixe em menos de 32MB). Clique no botão 'Próximo';
- Por fim, escolha a opção 'Utilizar disco rígido existente' e clique no ícone amarelo em forma de pasta (ao lado desta opção selecionada);
- A nova tela dará a opção para selecionar o disco usado. Para isso, clique no botão 'Acrescentar' e encontre no seu computador o arquivo 'chrome-os-0.4.22.8-gdgt' (arquivo retirado do compactado baixado no 1º passo) e clique no botão 'Selecionar', depois em 'Próximo' e em 'Finalizar'.
Pronto! Agora vamos iniciar o Google Chrome OS, na sua tela deve ter o ítem do Chrome OS:
Selecione o ítem Chrome OS e clique no botão “Iniciar (T)” acima. E quando aparecer a tela abaixo, digite seu e-mail e senha do GMail e pronto! Pode começar a explorar…
Espero que tenham gostado, até o próximo post…
Fonte: Superdownloads