terça-feira, 22 de março de 2011

Teste o Google Chrome OS

Quando lí que o Google estava desenvolvendo um sistema operacional, fiquei muito interessado em saber o que viria das cabeças daqueles malucos. Hoje sabemos que se trata de um OS focado na núvem e com a interface do nosso querido Google Chrome (o browser).

Mas para quem ainda não viu e/ou não sabe muito bem do que se trata o Google Chrome OS, veja os vídeos abaixo. Mostram bem o que é, e qual a proposta do OS.

What is Google Chrome OS?

O segundo vídeo é uma amostra do Chrome Notebook, que foi desenvolvido para os primeiros testes do OS.

How to remain calm, despite what's about to happen to your Chrome notebook

Se interessou? Então veja um pouco mais sobre o conceito de UI.

Google Chrome OS UI Concept Video

E agora vamos ao que interessa, como instalar e testar o Chrome OS?

Antes de tudo entenda que você não vai instalar o Chrome OS em paralelo, nem nada assim. Na verdade você vai rodar em uma VM (virtual machine / máquina virtual) que “simula” um ambiente para o OS poder rodar.

1º Passo

Baixe a compilação do Chrome OS referente ao seu sistema operacional e extraia todo o conteúdo em uma pasta à sua escolha. Clique no link referênte ao seu OS.

2º Passo

Baixe os VirtualBox, é um programa free para a criação de VMs. Clique no link referênte ao seu OS.

3º Passo

Se já tiver uma conta no GMail pode pular para o 4º passo, senão clique aqui e crie sua conta antes de continuar.

4º Passo

Agora sim mãos à obra! Após instalar o VirtualBox (next, next, next, …), siga os passos abaixo, eles servem para qualquer OS.

  1. Inicie o VirtualBox e clique no botão 'Novo';
  2. No painel aberto clique no botão 'Próximo';
  3. Na tela seguinte digite 'Chrome OS' (sem as aspas) no campo 'Nome', na lista 'Sistema Operacional' escolha a opção 'Other' (última da lista) e na lista 'Versão' escolha 'Other/unknown' (também última opção). Clique no botão 'Próximo';
  4. Agora é hora de escolher a quantidade de memória usada pelo Chrome OS. Por padrão, está selecionado 64MB (não é necessário aumentar, o sistema não requer muitos recursos mesmo, mas se for diminuir, não deixe em menos de 32MB). Clique no botão 'Próximo';
  5. Por fim, escolha a opção 'Utilizar disco rígido existente' e clique no ícone amarelo em forma de pasta (ao lado desta opção selecionada);
  6. A nova tela dará a opção para selecionar o disco usado. Para isso, clique no botão 'Acrescentar' e encontre no seu computador o arquivo 'chrome-os-0.4.22.8-gdgt' (arquivo retirado do compactado baixado no 1º passo) e clique no botão 'Selecionar', depois em 'Próximo' e em 'Finalizar'.

Pronto! Agora vamos iniciar o Google Chrome OS, na sua tela deve ter o ítem do Chrome OS:

virtualbox

Selecione o ítem Chrome OS e clique no botão “Iniciar (T)” acima. E quando aparecer a tela abaixo, digite seu e-mail e senha do GMail e pronto! Pode começar a explorar…

chromeos

Espero que tenham gostado, até o próximo post…

Fonte: Superdownloads