segunda-feira, 19 de setembro de 2011

#AndroidApp: Chat via IP + Porta

Se você acompanha meu blog, já deve ter lido que estou cursando Ciência da Computação aqui em Ribeirão Preto/SP, e também que estou tendo aulas de Java que estão me ajudando muito no aprendizado de Android. E enfim, à alguns dias, fiz minha primeira app!

Eu tive a idéia de criar esse app após ter que entregar um app desktop em java. Se tratava de um chat via IP, onde um PC é o server e os outros são os clients, conectando-se ao server via IP + Porta. Foi muito interessante ver a facilidade de criar esse tipo de app, e de como utilizar o Swing para criar as interfaces visuais, além de me dar uma idéia muito interessante… Porque não fazer em Android?

Como já estou um pouco avançado no livro, tentei usar todos meus conhecimentos adquiridos ao longo de arduas horas de estudos e codificação para implementar esse app. Claro, não usei o Swing, e sim os Views do Android, mas as classes de server e client são as mesmas! E na sala de aula consegui conectar 3 PCs e dois smartphones num mesmo chat… #SouFoda!

    

Isso mostra o quão fácil um programador Java, já ambientado com o desenvolvimento da linguagem, pode migrar seus conhecimentos e apps para a plataforma do robô verde sem ter que recodificar suas lógicas, só adaptando a interface visual.

Clique aqui para baixar os fontes do projeto. Qualquer dúvida, poste um comentário. Até a próxima…

2 comentários: